sábado, 5 de dezembro de 2009

Confraternização da Acamsop/13 em Cruzeiro do Iguaçu

Vereadores de Cruzeiro do Iguaçu serão novamente anfitriões do tradicional encontro de final de ano da Acamsop/13 – Associação das Câmaras de Vereadores do Sudoeste – micro região de Francisco Beltrão, composta por 27 municípios. . A confraternização será no próximo dia 19 na praia artificial.
O presidente da Câmara cruzeirense, Luiz Carlos Fretta, calcula em aproximadamente 300 o número de participantes. Segundo ele, a maioria dos 244 vereadores deverá estar presente. Muitos estarão acompanhados de esposas e filhos. Prefeitos e outras lideranças da região também foram convidados. O Prefeito Dilmar Túrmina também está sendo parceiro na organização do evento.
Uma das atrações será o Festival da Canção. Segundo Fretta, em quase todos os municípios existem vereadores com o dom de cantar. “A disputa vai ser boa”, analisa ele.
O presidente da Acamsop/13, Vereador Helio Alves, esclarece que Cruzeiro do Iguaçu foi escolhido novamente como sede do último encontro do ano devido à estrutura e beleza da praia artificial e principalmente pela hospitalidade de seu povo.


Coodetec realiza pré-assembléia em São João
A Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola) realizou no dia 2 de dezembro uma pré-assembléia na sede da Coasul Cooperativa Agroindustrial em São João-PR. Na oportunidade, o diretor-presidente da Coodetec, Irineu da Costa Rodrigues, antecipou a prestação de contas da entidade, a ser apresentada durante a Assembléia Geral Ordinária da cooperativa, em Cascavel. “As reuniões pré-assembléias são uma tradição da Coodetec, assim como acontece nas cooperativas de produção, que são nossas filiadas. Aproveitamos para fazer um balanço das atividades em 2009 e falar das perspectivas para 2010”, revela.
Durante a reunião Irineu traçou um balanço positivo sobre 2009. “Este foi um ano difícil de um modo geral para a agricultura, mas a Coodetec conseguiu fazer um bom ano. Formamos novas parcerias para o lançamento de novas cultivares para soja, trigo e milho”, destaca Irineu.
2010 – Para o próximo ano o Diretor-Presidente da Coodetec prevê novas variedades. “Estamos trabalhando não só com transgênicos. Com a ação da biotecnologia a gente consiga ter produtos melhores. Inclusive a Coodetec está sendo pioneira em pesquisar gene para a resistência da seca e para o frio”, aponta Irineu. Este projeto já foi iniciado e em 2010 deverá ser testado a campo. Ele ainda explica que se a CTNbio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) aprovar as variedades, a Coodetec terá então a médio prazo cultivares com tolerância a estiagem, estresse hídrico e veranicos.


Nova fase na pecuária leiteira de Enéas Marques
O centro de eventos Othmar Berkenbrock recebeu quarta-feira, 03, 130 produtores de leite de várias localidades de Enéas Marques para o II Seminário Municipal de Pecuária Leiteira. Na parte da manhã eles acompanharam palestras sobre qualidade do leite e mercado futuro da produção e, à tarde, participaram de atividades práticas em propriedades rurais. O evento foi uma realização da prefeitura de Enéas Marques, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Claf, Sisclaf, Emater e Cresol.

Atividades de Pintura em Tecido e Crochê nas Tardes das Jovens da 3ª Idade em Boa Esperança do Iguaçu.
As jovens da 3ª idade de Boa Esperança do Iguaçu em sua maioria participantes do Clube da 3ª Idade Nossa Senhora Aparecida aproveitando as tardes esticadas do horário brasileiro de verão praticam atividades de Pintura em Tecido e Crochê.
As atividades são organizadas pela Secretaria de Assistência Social e segundo a Diretora e 1ª Dama Odilmara Terezinha Dreves Freitas tem duas Instrutoras ambas servidoras do Departamento, trabalhando com pintura Dona Maria Delires Trombeta e com crochê Terezinha de Fátima Dossa. O Curso foi encerrado na última terça 24.
O trabalho com manualidades visa ocupar o tempo das participantes e fazer com que pratiquem algum tipo de atividade física até mesmo com o próprio deslocamento e algumas atividades durante o curso, sem contar o Cafezinho das quatro e a conversa de comadres entre as participantes.
A participante mais velha Dona Hulda Karlok de Andrade tem 87 anos e agora esta com as tardes livres e participando dos cursos, mas até recentemente a mesma estava na escola no Programa de Alfabetização de Adultos e da Terceira Idade do Município.
Nesse curso 15 senhoras participaram e vale lembrar conforme relata a Secretária de Assistência Social e 1ª Dama Odilmara novos treinamentos já estão no planejamento para o ano que vem, assim como outros investimento será feitos em diversas áreas do Clube de Idosos do Município.

Na semana que vem TRE decide a questão eleitoral de Enéas Marques
A novela da definição eleitoral em Enéas Marques deve ter o último capítulo na semana que vem. Na quarta ou quinta-feira os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em Curitiba terá que decidir sobre a situação de Hélio Parzianello (PSDB), que foi eleito em outubro de 2008 e cassado este ano, com pouco tempo de gestão, administrando com uma liminar.
Na semana que vem o que for decidido não terá meio termo e nem cabe recurso para nenhum lado da história. O juiz deve cassar Parzianello e pedir uma nova eleição, ou seja: o povo de Enéas Marques terá de ir às urnas, mais de um ano depois e os partidos terão de se organizar para montar chapas.
O mais certo é que o presidente da Câmara de Vereadores, Luci Menin (PMDB), assuma o executivo municipal durante o processo de novas eleições, mas há a distante possibilidade de que Valmor Vanderlinde, segundo candidato a prefeito mais votado ocupe o cargo.

Governador do Rotary visita Salto do Lontra
César Scherer, residente em Marechal Cândido Rondon e governador do Distrito 4640 do Rotary Club, visitou Salto do Lontra sexta-feira, 27. Acompanhado de sua esposa Sônia, ele chegou à cidade no início da tarde e foi recebido pelo presidente do Rotary no município, Hichan Reda, prefeito Luiz Carlos Gotardi e os demais companheiros rotarianos. Após conhecer o Marco Rotário do município, ele também esteve nas Escolas Municipais do Bairro Itaipu e Olaria, onde mais de 100 crianças são assistidas pelo projeto Criança na Escola. Inclusive, na escola do Bairro Olaria, os alunos fizeram uma apresentação, cantando a música “é preciso saber viver” e entregaram cartinhas de agradecimento ao governador e sua esposa. Scherer também esteve na Cyber Informática, onde o Rotary com a ajuda de outros parceiros também mantém o projeto Farol Digital, dando a oportunidade a 48 crianças de aprenderem o básico da informática.Após estas visitas, todos se reuniram na Casa da Amizade onde também foram realizadas reuniões e à noite foi servido o jantar.Neste ano o lema rotário é: “O Futuro está em suas mãos”.