sábado, 19 de dezembro de 2009

Formada turma do Paraná Alfabetizado em Nova Prata do Iguaçu



Assessoria


O Programa Paraná Alfabetizado foi realizado neste ano de 2009 no município de Nova Prata do Iguaçu e teve 56 novos alunos que receberão ao Certificado do aprendizado. Estiveram presentes no ato da solenidade, o prefeito Rubem Miguel Foletto, Presidente da Câmara de Vereadores Osmar Oltramari, Padre Dalci Dalmonte, Secretária de Educação Luirdes Blasius, Coordenadoras do programa Nelcinda Zanella e Geni Pagno, Coordenador do EJA Ademir Zanatta, e Coordenadora do EJA de 5º a 8ºInez Moretto, Professores do Programa, formandos e familiares.


Para o Prefeito Rubem o Programa foi muito bem e transmitido por profesoras dedicadas e capazes. “Para mim é motivo de alegria participar deste evento que marca a vida das pessoas. Eu também evidenciei a coragem que todos tiveram de voltar aos bancos Escoares. E é importante que todos os nossos moradores possam saber a ler e a escrever os que não tiveram oportunidade de apreende. Isto faz parte da cidadania. Faz parte daquilo que buscamos a felicidade das pessoas. O nosso município no próximo ano de 2010 vai receber o Certificado de Analfabetismo zero. E isto é uma grande honra não só para administração, para os professores e coordenadores mais é uma honra para todo o nosso município. Vamos receber o Certificado de Analfabetismo zero. Isto quer dizer que em Nova Prata do Iguaçu não vamos ter mais pessoas que não sabem ler e a escrever” finalizou.


A Coordenadora Nelcinda Zanella disse que era motivo de satisfação entregar os Certificados.“ entregamos com alegria os certificados aos alunos que não mediram esforços para apreender a ler e escrever, quero agradecer as professoras à administração a Secretária Luirdes, em fim a todos que ajudaram a desenvolver este programa em nosso município. Parabenizo os alunos e faço uma recomendação a eles não parem de estudar” destacou A Coordenadora Geni Pagno informou que tem mais oito turmas de alunos que vão receber o Certificado no mês de Março de 2010. Segundo ela existe mais uma Programa que é o Circulo de Leitura é a continuação, sendo esta uma oportunidade do aluno buscar mais conhecimento e aprendizado.


A aluna Maria Pedroso comentou do programa Paraná Alfabetizado.“ Pra mim foi maravilhoso, eu só tive três meses de aulas na minha juventude e hoje graças a esta oportunidade eu aprendi a ler e a escrever, agora posso ler a Bíblia, Revistas, Jornais e Livros, adorei o curso” comentou.“Superar o analfabetismo significa resgatar a devida história da sociedade Pratense e paranaense para com aquelas pessoas jovens, adulta e idosas que não tiveram acesso à escolarização ou não possuem o domínio da escrita e da leitura. Superar o analfabetismo é oferecer a essas pessoas o direito básico do acesso à educação, publica e de qualidade. Parabéns formados” destacou Luirdes Blasius Secretária de Educação.