quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Multidão na chegada do Papai Noel de Helicóptero em Salto do Lontra

Assessoria
Sábado, 12, o dia começou chuvoso e com isso o evento chegou a estar comprometido. Porém, para alegria de todos, especialmente da criançada, no início da tarde a chuva parou e a vinda do Papai Noel de Helicóptero foi confirmada. Diante disso, uma multidão, formada por crianças, jovens, adultos e idosos, foi até a Praça da Igreja Matriz para participar e prestigiar a chegada do Papai Noel em Salto do Lontra, o que aconteceu por volta das 16h00, através de uma parceira entre a Prefeitura Municipal, Sicoob e Associação Comercial e Empresarial (ACESLO), com apoio de inúmeras outras entidades.O helicóptero pousaria em uma das Ruas ao lado da Praça, mas devido ao vento, isso não foi possível e o piloto preferiu aterrissar no Estádio Sebastião Maria, onde já havia um veículo aberto para transportar o Papai Noel.Assim que o Papai Noel chegou ao local do evento a criançada foi ao delírio.Em seguida as autoridades e o Papai Noel foram até o caminhão de som, onde fizeram seus pronunciamentos na abertura oficial do Natal 2009 de Salto do Lontra.Estiveram presentes, o prefeito Luiz Carlos Gotardi, presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Antônio Bassanesi (Vandeco), presidente da ACESLO Ildo Manfroi, presidente do Sicoob, Clever Alécio da Silva, padre Nelso Maróstica, secretária de educação, Natalina Canceliér Koerich e Dalvo Koerich.Após receber a chave da cidade das mãos do prefeito Luiz Carlos Gotardi o Papai Noel também deixou a sua mensagem, e em seguida distribuiu doces para toda a criançada. Para auxiliá-lo havia outros seis Papais Noel. Durante toda a tarde, também aconteceram apresentações musicais, com um Coral de Crianças ensaiadas pelas professoras Wanise Penso e Geovana Dala Vale, além de outros artistas locais que também interpretaram musicas de Natal.Neste mês de dezembro ainda irão ocorrer outros eventos natalinos em Salto do Lontra.Quarta-feira, dia 1620h00 – Apresentações na Praça Arnaldo Busatto e a presença do Papai Noel;Sexta-feira, dia 18 e Quarta-feira, dia 2320h00 – Atividades de Natal na Praça Arnaldo Busatto;


Secretaria de Estado da Educação vai entregar Selo de Município com analfabetismo erradicado à Boa Esperança do Iguaçu.
Assessoria
O Município de Boa Esperança do Iguaçu irá receber no inicio de 2010 Selo que será entregue pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná como Município que erradicou o analfabetismo.

A coordenadora do EJA – Educação de Jovens e Adultos Jorlei Paladini Ertl juntamente com a Diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esportes Ivanilde Vachin realizaram na última semana reunião com equipe de Curitiba representados pela Sra. Priscila e com a presença do Núcleo Regional de Educação com a presença de Marlete e João para discutir a continuidade da Alfabetização em 2010.

O processo de alfabetização iniciou em 2004 com grande quantidade de turma abertas na cidade e principalmente no interior do Município na época segundo dados do IBGE o Município tinham 350 pessoas analfabetas segundo a Coordenadora, 14% da nossa população. Chegamos a ter em funcionamento 19 turmas de alfabetização simultaneamente com grande apoio da Estrutura Pública Municipal e de Entidades como o Fórum Municipal de Desenvolvimento que com iniciativa semelhante veio somar esforços, finaliza a Coordenadora Jorlei.

No dia 17 de março de 2010 vamos receber o Selo registra a Diretora de Educação e, nossa preocupação nesse momento é com a continuidade da alfabetização dessas pessoas e isso se dará através do Ciclo da Leitura, projeto novo do Governo do Estado e que vem somar-se ao Paraná Alfabetizado e dar continuidade na formação dessas pessoas com a criação de turmas para a realização de leitura e trabalhos em grupos.

O Prefeito Claudemir Freitas registra que esta não é uma conquista do Executivo Municipal, mas, principalmente dos nossos cidadãos e cidadãs que hoje tem condições da prática a leitura e a escrita essenciais a vida do ser humano. E precisamos que essa caminhada já vitoriosa colha ainda mais frutos com a continuidade de projetos dessa natureza e com o melhoramento no conhecimento dessas pessoas cada vez mais.

Câmara Mirim de Salto do Lontra encerra sessões de 2009
Assessoria
Terça-feira, 08, os vereadores da Câmara Mirim de Salto do Lontra, gestão 2009, encerraram os trabalhos legislativos.A última sessão do ano, contou também com a presença do prefeito Luiz Carlos Gotardi, presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Antônio Bassanesi (Vandeco), vereadores Altair José Eduardo (Vieirinha) e Moacir De Pauli, além da Assessora Parlamentar, Maria Terezinha Brustulin, e algumas pessoas da comunidade.A Câmara Mirim foi composta pelos seguintes vereadores neste ano:Alexandre Zanatta, Ana Paula Kalkmann, Cleomar dos Santos, Jairo de Oliveira, Jaqueline Aparecida da Silva Brigido, Jesiane Fae Bocalon, Joyce Ribeiro de Jeus, Julia Jaqueline Bassanezi e Thais Bagio de Souza.Durante o ano eles apresentaram 19 indicações aos vereadores titulares e ao prefeito Luiz Carlos Gotardi.