quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Nova Esperança do Sudoeste realiza encerramento do Programa Paraná Alfabetizado - 2009

Assessoria
No dia 19 de dezembro foi realizado encerramento do Programa Paraná Albaetizado para as turmas do primeiro e Segundo Chamamento. No evento estiveram presentes O senhor Bertino Fritzen, representando o NRE de Dois Vizinhos, Secretario de Educação Antonio Ivo N. De Abreu e o Vice-prefeito jair Stange, representando a administração municipal que é parceira do Programa. Na entrega dos certificados de participação o Secretario de Educação Antonio Ivo falou da oferta da EJA fase I e convidou todos para realizarem a matricula. A coordenadora Local Adriana Alberton de Pieri Falou da campanha que esta sendo iniciada para que todas as pessoas que aprenderam a escrever o nome, mas que em suas identidades consta como \"não Alfabetizada\", para fazer novas identidades. Para incentivar, a administração municipal estará contribuindo com o pagamento das fotos para as identidades. Na edição de 2009 são 11 turmas de Paraná Alfabtizado no municipio, com 115 pessoas cadastratas, as turmas funcionam nas comunidades de São Carlos, Cabeceira da barra Bonita, Nova Esperança, Km 38, Km 35, Rio Cerrinho, Cabeceira do Lontra, Rio Quebra dente, Rio Caveirinha e Novo Horizonte. As coordenadoras Local Prof. Adriana A. de Pieri e Prof. Loreni Rodrigues enfatizaram o trabalho das alfabetizadoras que são as pessoas que realizam o verdadeiro trabalho de mobilização e permanencia das turmas e agradeceram a Administração municipal, ao Prefeito Norberto Goedert pela colaboração e parceria.


Concluído curso “Mulher Atual” em Salto do Lontra
Assessoria
Um curso novo no Paraná formou sua primeira turma também em Salto do Lontra. É o “Mulher Atual”, realizado pelo Senar em parceria com a Administração Municipal, Sindicato Rural e APMIF – Associação de Proteção a Maternidade, Infância e Família.21 mulheres participaram do curso que teve como instrutora, Sandra Dias, do Senar. A duração foi de dois meses e meio, com encontros nas sexta-feiras, o dia todo.O encerramento do curso aconteceu no Salão de Idosos, Paraíso da Terceira Idade, e contou com a presença do Presidente do Sindicato Rural, Moacir De Pauli, vice-presidente, Osvaldiro Dallo, secretária, Nadir Dallo, Presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Antônio Bassanesi (Vandeco), Presidente do Sindicato Rural de Nova Prata do Iguaçu, Reinério Veber, a instrutora, Sandra Dias, além das mulheres que participaram do curso e seus familiares.


Em grande estilo Papai Noel do Brasil esteve em Boa Esperança do Iguaçu.
Numa parceria da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu através do Departamento Municipal de Cultura e com o apoio da Cooperativa Sicoob Creserv e da Associação Comercial e Empresarial do Município o Papai Noel do Brasil Hélio fez a festa da criançada na última semana.
Em grande estilo de helicóptero o Papai Noel foi recebido no Estádio Municipal e em virtude da chuva no dia a festa e a recepção foi feita no Centro Social da Igreja Matriz com a presença de mais de 1200 pessoas que o acompanharam no trajeto entre o Estádio e o Centro Social.

Foram entregues mais de 700 cestas de natal as crianças presentes, e distribuídos 1.500 lanches e refrigerante a todos os presentes.
Na ocasião ainda foram feitos os sorteios de 13 prêmios da Promoção Compra Premiada que iniciou em 10 de julho e se encerou dia 12 de dezembro.
Em suas falas o Prefeito Claudemir Freitas, o Presidente da Cooperativa Sicoob Creserv (hoje Cooperativa Sicoob Vale do Iguaçu) Cleverson Aléssio da Silva e o Presidente da Associação Comercial e Empresarial Ari Montagna enalteceram a grande parceria realizada e o sucesso do evento.
O Prefeito saudou ainda toda a equipe pela organização e o trabalho de todos os colaboradores Municipais, e encerrando sua fala manifestou votos de Feliz Natal a todos os Boa-esperancenses e desejou que 2010 seja um grande ano pra todos nós, finalizou.
Ainda no clima do Natal todos os prédios públicos estão recebendo a colocação de anjos iluminados e em todos o Município esta sendo realizado o Concurso do Natal Iluminado 2009, que visa premiar através de sorteio os inscritos seja da cidade ou do interior, residência ou empresa, que fizerem algum tipo de decoração com motivos natalinos.
As inscrições vão até o dia 23/12 às 18:00 horas no Departamento Municipal de Educação, o sorteio será dia 27.
1º sorteado vai ganhar um jogo de jantar com 30 peças, 2º um aparelho de som e 3º uma bistequeira com tripé e tampa.


Agricultores de Salto do Lontra recebem quase R$ 700 mil em equipamentos a fundo perdido
Assessoria
Um dos maiores programas de auxilio a agricultura familiar do Estado do Paraná está sendo desenvolvido em Salto do Lontra, desde 2005, quando o prefeito Luiz Carlos Gotardi assumiu o governo.Nesse período foram entregues inúmeros equipamentos agrícolas a várias associações de pequenos produtores rurais. O objetivo é fazer com que todas as Associações de Agricultores sejam beneficiadas, e por isso, na manhã de quinta-feira, 17, mais seis associações foram contempladas.Os equipamentos foram adquiridos pela modalidade de Pregão com recursos da União por meio de emendas parlamentares dos deputados federais, Nelson Meurer (PP), Fernando Giacobo (PR), Assis Miguel do Couto (PT) e Max Rosenmann (in memória) tendo contrapartida do município.Foram contempladas as Associações de Pio X, Nova União, Alto Sananduva, Santa Luzia do Bandeira e Barra do Lontra. Estiveram presentes nesta solenidade, o Prefeito Luiz Carlos Gotardi, Presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Antônio Bassanesi (Vandeco), os demais vereadores, Altair José Eduardo (Vieirinha), Ladair Casanova Cavilha (Sócrates), Maurício Baú, Moacir De Pauli, Nicodemos Freiberger, Orlando Ribeiro e Valdecir Baldessar, Diretor do Departamento de Agricultura, Maurício Carenhatto, Presidente da CLAF – Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar, Nerci da Silva (CLéo), Agrônomo da Emater, Valdir Koch, esposa do deputado federal Assis Miguel do Couto, Maria Helena, Pastor da Igreja Assembléia de Deus, Luiz Cecílio que proferiu a benção aos equipamentos, além de outros secretários e diretores de departamentos, como também os agricultores e pessoas da comunidade.Somando todo o montante de recursos, chega-se a cifra de R$ 640.962,00.Salto do Lontra conta hoje com 29 associações de pequenos produtores constituidas, sendo que destas, 27 já receberam algum tipo de equipamento e 19 já foram beneficiadas com patrulhas rurais completas, ou seja, tendo além dos equipamentos também o trator.