quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Prefeito Claudemir Freitas de Boa Esperança do Iguaçu esta participando da 6ª Edição do Programa Líderes Públicos do Paraná.

Assessoria
O Prefeito Claudemir Freitas de Boa Esperança do Iguaçu esta participando da nova edição do Programa de Estudos Avançados Para Líderes Públicos que tem como objetivo específico nesta sexta edição preparar os gestores dos municípios paranaenses para aproveitarem as oportunidades que deverão se apresentar no pós-crise econômica. A abertura do Curso em Fóz do Iguaçu no dia 02/12 foi feito pelo Governador Roberto Requião. A sexta edição do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos (2009-2010) vai reunir prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e dirigentes de autarquias municipais. O programa tem a finalidade de capacitar os gestores municipais para a implementação de políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável local e regional.
Com a capacitação, os gestores municipais poderão contribuir para a melhoria dos indicadores socioeconômicos do Paraná, em especial do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). O programa de líderes públicos é realizado pelo Governo do Estado, por intermédio das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), além do Serviço Social Autônomo Paranacidade, em parceria com o Sebrae/PR, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar). .


Três Barras na luta contra a dengue
Assessoria de Imprensa
A secretaria municipal de saúde lembra que com a chegada do calor e as constantes chuvas de verão, a proliferação do transmissor da dengue e febre amarela aumenta. Algumas medidas simples devem ser tomadas para evitar a criação do mosquito, como colocando para a coleta de lixo todo recipiente que não for mais utilizar ou deixar guardados em locais cobertos para evitar o acúmulo de água. Pois com medidas como essas, podemos evitar a doença.O PNCD (Programa Nacional de Combate a Dengue) de Três Barras realizou até o dia 28 de outubro 11 mil 124 visitas domiciliar orientando a população sobre a prevenção da dengue. Até a data mencionada, não houve constatação de caso confirmado de aedes aegpty no município em análises enviadas para laboratório.Dia 09 de novembro foi aprovada uma lei municipal que regulamenta e multa pessoas que não cuidarem de seus quintais, comércios, ferro velhos entre outros locais que possa gerar o transmissor da doença.Para aumentar os cuidados que a população deve tomar, a secretaria municipal de saúde realizou dia 27 deste de novembro a campanha nacional do dia “D” das 8h até as 15h na praça municipal com o slogan: “TRÊS BARRAS CONTRA A DENGUE”. Durante a programação foram distribuídos adesivos com o slogan da campanha. Ainda foram entregues panfletos sobre a dengue e febre amarela. Também aconteceu teatro com grupo de Cascavel além de dinâmicas com profissionais de educação física.

O evento contou com a participação de profissionais da saúde, vigilância sanitária, representantes do comitê da dengue, secretaria da educação, cultura e com total apoio da administração municipal através do prefeito Dr. Gerso.


Alunos pretendem uma revolução verde às margens do Rio Lontra
Assessoria de Imprensa
A parceria entre Departamento de meio Ambiente e Escolas do município de Nova Esperança do Sudoeste continua mostrando resultados. Em novembro o departamento de meio ambiente juntamente a Escola Estadual de Nova Esperança do Sudoeste plantaram mais 450 mudas de arvores nativas cedidas pelo IAP nas margens do Rio Lontra, também no dia 3 de dezembro com alunos da Escola Estadual do Rio Gavião foram plantadas mais 450 mudas. Os alunos foram deslocados ate à propriedade do produtor Silvio Carara na comunidade do Rio Gavião. As margens do Rio Lontra fizeram o plantio de 900 mudas de arvores nativas; foram envolvidos 108 alunos e 4 professores. Este ano já são mais de 2400 mudas plantadas em parceria. Na primeira etapa foram as escolas municipais e agora chegou à vez das estaduais, com o termino dos plantios para este ano, são mais de 1000 metros de rios com suas margens protegidas pelos alunos. Para 2010 a meta é continuar este projeto de revitalização do Rio Lontra, alem disso nos primeiros meses serão construídos mais 8000 metros de cerca para a proteção das margens do Rio Lontra e seus afluentes, com isso terão mais áreas pra plantio de mudas com os alunos.


Recadastramento para isenção de IPTU até 31 de dezembro em Salto do Lontra
Assessoria de Imprensa
Através do Decreto 443, publicado sexta-feira, 27 de novembro, o Departamento de Tributação e Cadastro Técnico de Salto do Lontra ficou autorizado a proceder cadastramento e recadastramento de contribuintes aptos a usufruir da Isenção de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, contidas no artigo 96 e Parágrafo único da Lei Orgânica. De acordo com o artigo 96, são isentas do pagamento de IPTU as pessoas, de qualquer idade, que sejam portadoras de deficiência física e cuja renda mensal não exceda a um salário mínimo, e tenham apenas um imóvel registrado em seu nome.Parágrafo Único. Aplica-se o disposto neste artigo as mulheres maiores de 60 anos e homens maiores de 65 anos de idade. Para usufruir deste benefício, os contribuintes devem se dirigir ao Setor de Tributação da Prefeitura, munidos de identidade, CPF, comprovante de Renda e Certidão que é possuidor de um único imóvel (rural ou urbano), expedida pelo cartório de Registro de Imóvel. O cadastramento será feito até o dia 31 de dezembro. Inclusive, o contribuinte que já é isento de IPTU, ou seja, que já está cadastrado, também deverá levar novamente a documentação para que seja feito o recadastramento, caso contrário será lançado o IPTU normal para o ano de 2010 e dessa forma perderá a isenção. Essa isenção que trata a Lei Orgânica é para Imposto Predial e Territorial Urbano, e não para taxas como a Coleta de Lixo e a Limpeza Pública.


Campanha de Recolhimento de Embalagens de Vidro foi realizada em Boa Esperança do Iguaçu
Assessoria de Imprensa
Desde Agosto desse ano, o Departamento de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo do Município de Boa Esperança do Iguaçu, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e os Agentes Comunitários de Saúde, divulgaram e conscientizaram a população do município tanto da área urbana, quanto da área rural, em relação a Campanha de Coleta de Embalagens de Vidro, no município o Projeto de Coleta Seletiva está em funcionamento, porém havia muitas embalagens de vidro que estavam estocadas em bares da cidade, nas comunidades e nas residências da área rural. O Objetivo da campanha era retirar do meio ambiente a maior quantidade possível de embalagens de vidro que não são retornáveis, e que não eram reutilizadas pelas famílias, mas que podem ser recicladas e voltar ao ciclo de produção.Essa ação de recolhimento de embalagens de vidro, contribui também com as campanhas do Departamento de Saúde em relação as medidas preventivas para o controle de mosquitos que transmitem a dengue.Foi realizado a coleta das embalagens de vidro nas comunidades da área rural e na cidade, o vidro coletado foi enviado a Empresa Invitro Comércio e Beneficiamento de Resíduos Ambientais Ltda, localizada na cidade de Medianeira – Pr.Aproximadamente 5 toneladas de embalagens de vidro foram coletados e deixamos nossos agradecimentos à todas as pessoas que se empenharam nessa campanha.Vale lembrar que o vidro leva em condições normais séculos para se decompor no meio ambiente aumentando a poluição e a degradação ambiental e dessa forma com a destinação correta será reaproveitado totalmente na industria.