terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Projeto “Nascer no Paraná Um Direito a Vida” foi lançado em Nova Prata

Assessoria

Foi lançado no município de Nova Prata do Iguaçu o Programa “Nascer no Paraná um direito a Vida.” Também foi implantado do Comitê municipal de mobilização para a redução da mortalidade Materna e Infantil,onde contou com a presença do Secretário de Saúde Adnilson Dalbertto, da 8º Regional de Saúde Gladis Barzotto e Beatriz Berticeli e as Enfermeiras Cândida Pereira, Nicole Nino e Franciely Reina de Nova Prata. Representantes da Assistência Social, Pastoral das Crianças, Conselho Tutelar e Professoras das Escolas municipais e demais entidades representadas.
Gladis Barzotto da 8º Regional de Saúde de Francisco Beltrão disse que este Comitê não tem caráter de avaliação, certificação de mortalidade materna e infantil. “Nós estamos implantando o Comitê como formas de mobilização social. Este faz parte do programa nascer no Paraná um direito à vida, que foi lançado no mês de maio no Estado do Paraná. Este tem como caráter de estar ajudando o município na questão do acompanhamento das gestantes principalmente as adolescentes no pré-natal e, também logo que o bebe nasce. Então estamos tendo uma avaliação em termos de 8º Regional de Saúde.
Os óbitos infantis que tem ocorrido nos últimos dois ou três anos eles são óbitos evitáveis. Então é bom salientar a importância das gestantes procurarem o posto de saúde e, fazer o pré-natal e, tomar os cuidados necessários” destacouEla informou que os Comitês estão sendo implantados em nível de Paraná e em nível de Regional de Saúde nos 27 municípios. “Eles têm o caráter mobilizar a sociedade para o olhar diferenciados das gestantes principalmente as adolescentes o Comitê gestor formado por vários representantes da sociedade”.O comitê de Nova Prata será empossado oficialmente no dia 15 de dezembro de 2009 na sala de reuniões da prefeitura as 13:30 horas com a presença do Prefeito Rubem Miguel Foletto e, representantes da 8º Regional de Saúde de Francisco Beltrão,Secretario de Saúde, Vereadores e membros da Sociedade Civil.